Resumo do conto Feliz Aniversário de Clarice Lispector
O conto feliz aniversário , de Clarice Lispector tem como finalidade contar a história do aniversario de 89 anos da senhora Cornélia, a qual reconheceu e repreendeu a falsidade afetiva de seus familiares na festa.
Tudo preparado para o encontro anual da família. Aconteceu na casa de Zilda, a única filha mulher e a mesma que organizou a festa. As bolas coloridas espalhavam-se pela sala e o bolo confeitado enfeitava o centro da mesa com cadeiras colocadas no pé das paredes, o que lembrava um funeral. Na cabeceira, arrumada e perfumada com água de colônia para disfarçar o cheiro de guardado, estava Cornélia, a matriarca e aniversariante que completava 89 anos.
Primeiro chegaram as noras com os netos, depois os filhos. A velha. sentada. impassível, se perguntava como ela, tão forte, pudera gerar uma família tão medíocre.
Cantaram, parabéns atrapalhados todos fingiam entusiasmo, incapazes de uma alegria verdadeira A velha foi ríspida o quanto pode. Escandalizou os presentes e envergonhou Zilda, cuspindo no chão.
Temos, neste conto, o retrato de uma velha amargurada pela morte do filho que admirava, e o desprezo por todos os demais é oriundo neste fato. É preciso observar que Cornélia é a matriarca de todo o clã e seu nome é de acepção latina e significa duro, forte.
Autores: Cássio Soriano, Clarissa Natachi e Luna Natacha
Nenhum comentário:
Postar um comentário